Esta página contem respostas a algumas das perguntas mais frequentes colocadas pelo pessoal durante a instalação do Moodle. Caso tenha seguido as instruções de instalação mas se o problema ainda persiste, então esta página deve ser consultada.
Caso não encontre a resposta aqui tente o fórum Using Moodle em moodle.org. Comece pesquisando os fóruns usando algumas palavras-chave, para verificar se o problema já foi discutido. Se não encontrar nada, então tente postar sua pergunta no fórum apropriado - normalmente haverá alguém disposto a ajudar.
Se já tentou várias soluções sem êxito e o seu servidor estiver protegido por firewall, pode ser necessária uma reconfiguração do firewall para não bloquear uma função requerida ou a comunicação necessária. O Moodle raramente tem problemas com Firewalls que ocasionalmente podem ser responsáveis por uma funcionalidade reduzida devido a uma má configuração.
Use esta lista para pular diretamente à resposta apropriada abaixo:
Sempre que tento acessar ou ver um arquivo que enviei aparece o erro "File not Found";
PHP - está instalado mas qual é a versão?
Por que todas as minhas páginas estão em branco?
Por que estou recebendo mensagens de erro sobre "headers already sent" (cabeçalhos já enviados)?
Recebo mensagens de erro sobre a sessão inicial
Quando vou à página admin, recebo a mensagem para esvaziar o dirroot !
Eu faço o acesso mas o link de login não se modifica. Eu já fiz o acesso e pude navegar livremente.
Quando tento acrescentar um recurso aparecem mensagens de erro.
Eu não posso fazer o acesso - fico sempre parado na tela de acesso.
Como faço o backup do meu site Moodle?
Por que a hora e a data não são mostrados corretamente?
Cópias de E-mail não são enviadas dos meus fóruns.
Por exemplo: Not Found: The requested URL /moodle/file.php/2/myfile.jpg was not found on this server.
O seu servidor web tem que ser configurado para permitir que a parte do URL que segue o nome de um script seja passada diretamente para esse script. Esta configuração está normalmente ativada no Apache 1, mas desativada por padrão no Apache 2. Para ativar, acrescente esta linha ao seu arquivo httpd.config, ou ao arquivo .htaccess no seu diretório local (ver Instalação do Moodle para mais informação):
AcceptPathInfo on
Note que isto APENAS funcionará para as versões do Apache 2.x.
Se não estiver usando o Apache 2, mas ainda encontrar este problema (pouco provável), então pode fazer com que o Moodle use um método alternativo. As desvantagens incluem uma ligeira perda de performance para os seus utilizadores e a impossibilidade de usar links relativos em documentos HTML.
Para usar este método alternativo: faça login como Admin, vá à página "Configurar Variáveis" e mude a opção de configuração para "slasharguments". Agora já deve ser possível acessar aos arquivos enviados.
Crie um novo arquivo no seu site web chamado info.php, com o conteúdo abaixo, e visite a página com o seu navegador:
<?PHP phpinfo() ?>
Se nada acontecer, então é porque não tem o PHP instalado. Procure nos documentos de instalação mais informação sobre onde pode obter o PHP e como instalá-lo.
Verifique a variável dirroot em config.php. Você deve usar caminhos completos e absolutos, por exemplo:
$CFG->dirroot = "d:\inetpub\sites\www.yoursite.com\web\moodle";
Para a plataforma Redhat Linux, veja em: Redhat Linux
Se aparecerem erros como:
Parse error: parse error, unexpected T_VARIABLE in c:\program files\easyphp\www\moodle\config.php on line 94
Fatal error: Call to undefined function: get_string() in c:\program files\easyphp\www\moodle\mod\resource\lib.php on line 11
então é provável que se tenha esquecido de um ponto e vírgula ou de fechar aspas numa das linhas do arquivo config.php (antes da linha 94).
Outra explicação possível é ter usado um editor de texto como o Word para alterar o arquivo config.php, e o tenha gravado em formato HTML em vez do formato de texto simples.
Se aparecerem erros como este:
Warning: Cannot add header information - headers already sent by (output started at /webs/moodle/config.php:87) em /webs/moodle/lib/moodlelib.php on line 1322
Warning: Cannot add header information - headers already sent by (output started at /webs/moodle/config.php:87) em /webs/moodle/lib/moodlelib.php on line 1323
Warning: Cannot add header information - headers already sent by (output started at /webs/moodle/config.php:87) in /webs/moodle/login/index.php on line 54
Significa que tem espaços ou linhas em branco antes do ?> final no arquivo config.php. Algumas vezes alguns editores de texto acrescentam espaços - por exemplo o Notepad em Windows - por isso talvez tenha que usar outro editor para remover completamente as linhas ou espaços em branco.
No seu arquivo config.php, o valor usado para a variável dirroot deverá ser o caminho completo a partir do diretório raíz no seu disco.
Algumas vezes as pessoas usam apenas o caminho a partir do seu diretório de trabalho ou relativo ao diretório raíz do servidor Web.
Problemas causados por apóstrofos são causados pela configuração incorreta de "magic quotes". O Moodle requer a seguinte configuração (que geralmente é padrão):
magic_quotes_gpc = On
magic_quotes_runtime = Off
Veja a seção configuração do servidor Web nos documentos de instalação para maiores detalhes.
Se aparecem erros como estes:
Warning: session_start() [function.session-start]: open(/tmp\sess_d40f380d37d431fc1516e9a895ad9ce0, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in G:\web\moodle\lib\setup.php on line 123
Warning: session_start() [function.session-start]: open(/tmp\sess_d40f380d37d431fc1516e9a895ad9ce0, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in G:\web\moodle\lib\setup.php on line 123
Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at G:\web\moodle\lib\setup.php:1) in G:\web\moodle\lib\setup.php on line 123
... estes são todos relacionados com o fato que o PHP está falhando ao salvar os arquivos "session" no disco rígido (no diretório chamado /tmp). Gerlamente a razão é que você não TEM um diretório chamado /tmp no computador. Ocorre geralmente nas instalações Windows.
A solução é corrigir a configuração do PHP apontando para o diretório real. Você pode fazer isto no arquivo php.ini:
session.save_path = C:\temp
ou de outra forma no arquivo .htaccess em seu diretório moodle principal:
php_value session.save_path "/home/moodle/sessions"
No caso de erros como este no Moodle 1.0.9:
Please fix your settings in config.php:
You have: $CFG->dirroot = "/home/users/fred/public_html/moodle"; but it should be: $CFG->dirroot = ""; |
então você encontrou um pequeno bug que ocorre em alguns servidores. O problema está no mecanismo de verificação de erros, não no seu caminho atual. Para eliminação, encontre a linha (line 66) no arquivo admin/index.php:
if ($dirroot != $CFG->dirroot) {
e altere para:
if (!empty($dirroot) and $dirroot != $CFG->dirroot) {
Esteja certo que a URL em sua configuração $CFG->wwwroot é seja exatamente a mesma que você geralmente utiliza para acessar o site.
Pressupondo que você está utilizando o Apache, então sua configuração no config.php para $CFG->wwwroot está diferente da URL que está utilizando para acessar o site. Também tente deixar desligada a opção "secureforms" na configuração admin.
Este é um conhecido bug nas versões do Moodle até 1.0.9, agora eliminado no código principal e versão 1.1.
Não afeta a todos, somente ocorrendo quando ao instalar o Moodle tem-se um cookie no navegador de outro programa no mesmo site, chamado "user", "admin", ou "teacher".
A solução rápida inclui deletar estes cookies de seu navegador antes da instalação, utilizar um navegador diferente, ou editar o arquivo moodle/admin/user.php inserindo estas linhas próximas ao topo:
unset($user);
unset($admin);
unset($teacher);
Depois de executar estes passos será uma boa idéia reinstalar o banco de dados novamente.
A causa mais comum para isto é que seu computador (não seu servidor Moodle) tem um firewall que está bloqueando informações do navegador. Aqui encontramos algumas instruções para eliminação: produtos Norton para firewall.
No servidor admin isto pode ser eliminado editando-se a página de configuração do Moodle e alterando-se a variável "secureforms" para "Não".
Outra causa possível para este problema é que as sessões não foram configuradas propriamente no servidor. Você pode testar isto chamando o script http://yourserver/moodle/lib/session-test.php.
Há duas coisas principais que você precisa fazer, a cópia do banco de dados e a dos arquivos carregados. O scripts do Moodle são menos importantes, desde que você possa sempre descarregar uma cópia caso seja necessário.
Há muitas maneiras de fazer tais backups. Aqui temos um pequeno script que você pode rodar no Unix para fazer o backup do banco de dados (ele funciona bem se tivermos tal script rodando diariamente como uma tarefa do cron
cd /my/backup/directory
mv moodle-database.sql.gz moodle-database-old.sql.gz
mysqldump -h example.com -u myusername --password=mypassword -C -Q -e -a mydatabasename > moodle-database.sql
gzip moodle-database.sql
Para os arquivos, você pode utilizar rsync regularmente para copiar os arquivos alterados para outro host:
rsync -auvtz --delete -e ssh mysshusername@example.com:/my/server/directory /my/backup/directory/
Cada língua requer um código específico (chamado de código local) para permitir que as datas sejam mostradas corretamente. Os pacotes contêm os códigos padrões da língua, mas algumas vezes estes pacotes não funcionam em servidores Windows.
Você pode encontrar os códigos locais corretos para o Windows nestas duas páginas: Códigos de Língua and Códigos de regiões/países.(p.ex."esp_esp" para o espanhol)
Estes novos códigos locais podem ser introduzidos na página Admin -> Configuração -> Variáveis, onde eles sobrescrevem aqueles do pacote linguístico escolhido existente.
Você precisa configurar o cron propriamente se deseja que o Moodle envie automaticamente email para os fóruns, exercícios etc. Este mesmo processo também executa um número de tarefas de limpeza tais como excluir usuários antigos, descadastrar estudantes antigos etc.
Basicamente, você precisa regularmente chamar o script http://yoursite/admin/cron.php. Por favor veja a seção sobre cron na documentação de Instalação.
Dica: tente utilizar a configuração padrão na página de variáveis do Moodle. Deixe vazio o smtphost. Isto será aceito pela maioria dos usuários.
Sugira um novo FAQ (inclua a resposta!)
Version: $Id: faq.html,v 1.6 2003/03/30 13:54:28 moodler Exp $